Código de ética

Caps adota o seu Código de Ética, que regulariza os valores essenciais praticados pela organização, nos relacionamentos com os diversos segmentos da sociedade.
O papel da Caps, no desempenho da sua atividade, é, primordialmente, o desenvolvimento de Consultoria e Assessoria de Segurança Empresarial e Pessoal. Para tal a Caps prioriza o profissionalismo e a ética nas relações interpessoais e empresariais.
A fim de proteger e elevar sua imagem e reputação, a Caps e seus colaboradores deverão cumprir com responsabilidade o mais alto nível de conduta ética profissional e social.
Acreditando na democracia, nos diretos humanos e na absoluta transparência e confiança de nossos clientes e colaboradores. Com esses pilares e para identificar claramente estes compromissos elaborou-se o presente Código de Ética.

Fundamentos

Código de Ética compatibilizará três áreas de interesse: a sociedade em geral, o cliente e o colaborador.
Caps elaborou este documento para servir como guia para uma avaliação da conduta de seus colaboradores, constituindo-se, desta forma um instrumento para o julgamento de quaisquer deslizes éticos que porventura venham a ser cometidas por seus colaboradores.

Premissas

Caps e seus colaboradores deverão:

  • Respeitar e zelar pelo pleno cumprimento da legislação e não executar qualquer ação, que possa violar as leis vigentes no País e ou a regulamentação aplicável às suas atividades profissionais.
  • Praticar sua atuação por rigorosos princípios de honestidade, integridade e dignidade, os quais se devem aplicados no relacionamento com a sociedade em geral e com clientes, fornecedores, colaboradores e autoridades.
  • Manter sigilo profissional, e não informar, divulgar ou publicar qualquer fato ou dado particular dos seus clientes, respeitando a legislação e as regras instituídas quanto a confidencialidade da informação.
  • Recusar fornecer serviços de consultoria empresarial para pessoas ou empresas, concorrentes principais dos seus clientes. Deverão também informar qualquer outra atividade realizada pela organização para um concorrente do cliente atual ou potencial.
  • Evidenciar elevado profissionalismo, respeito e delicadeza no trato com o cliente, atuando sistematicamente e de forma que proporcione ao cliente um atendimento eficiente e eficaz, com informações claras e de modo a apoiá-lo na tomada de decisão, sempre oferecendo a melhor relação de custo x beneficio – do ponto de vista do cliente.
  • Elaborar propostas comerciais, dentro do princípio de honestidade, com as condições de venda claramente definidas e objetivas, baseadas na tabela oficial de preços da organização.
  • Assegurar o pleno cumprimento das condições acordadas quanto à qualidade do produto e ou do serviço bem como a satisfação do cliente.
  • Possuir caráter verdadeiro, respeitando os parâmetros culturais e éticos da comunidade, o meio ambiente e o respeito pela dignidade humana na divulgação de informações prestada aos meios de comunicação social e ou através de publicidade.
  • Habilitar e contratar fornecedores após análise do seu equilibro econômico-financeiro, bem como, seu comportamento ético. Devendo também garantir o lucro dos fornecedores e honrar plenamente os seus compromissos contratuais com os mesmos.
  • Respeitar os concorrentes e os direitos de propriedade material e intelectual. Deverão também viabilizar a concorrência leal sem intervenção de acordos de comissões e ou fixação de preços.
  • Recusar qualquer vinculo com fornecedores de serviços ou produtos de seus clientes e não podendo receber quaisquer benefícios ligados à suas atividades.
  • Contribuir parte da sua receita, para instituições de caridade, especialmente para os que tratam do bem estar da criança: UNICEF, AACC e ABRINQ.

Deveres dos colaboradores

Responsabilidades

Assumir responsabilidades agindo para priorizar os objetivos da organização.

Lealdade

Empenhar para salvaguardar a credibilidade, boa imagem e prestígio da organização em todas as situações. Os colaboradores devem respeitar a hierarquia vertical, agindo com isenção e objetividade na análise das decisões de negocio tomadas em nome da organização, criticando-as de maneira construtiva e no âmbito interno. Os colaboradores devem denunciar cada atividade ou pessoa que podem, diretamente ou indiretamente, prejudicar a organização.

Iniciativa

Procurar de forma contínua, aperfeiçoar e atualizar os seus conhecimentos, tendo em vista a melhoria das suas capacidades profissionais, e a prestação de melhores serviços aos clientes, contribuindo também para a redução dos custos aumento da produção e do lucro da organização.

Relacionamento interpessoal

Contribuir para a criação e manutenção de um ambiente calmo e produtivo, colaborando e cooperando entre si.

Conflito de interesses

Informar a diretoria da organização sobre atividade com pessoas ou organizações que estejam ou tenham estado ligados por laços de parentesco ou afinidade. Os colaboradores devem afastar-se de exercer quaisquer funções fora da organização, sempre que estas atividades podem prejudicar o cumprimento dos seus deveres enquanto colaboradores da organização. Os colaboradores não podem manter quaisquer contratos em condições diferentes das normais de mercado, nomeadamente na negociação de empréstimos, obtenção de descontos, negociação de prazos de pagamento, venda de bens ou serviços, etc., com entidades com as quais a organização mantenha relações comerciais, e devem informar imediatamente à Diretoria da Organização sobre qualquer contato comercial que tenham com estas empresas ou pessoas.

Benefícios extracontratuais

Recusar receber ou pagar dinheiro ou favores de terceiros, bem como não obter informações comerciais através de meios ilegais. Atos deste tipo deverão ser, sempre e imediatamente, comunicados à Diretoria da organização.

Utilização dos recursos das empresas

Usar os recursos da organização de forma eficiente, visando atingir exclusivamente os objetivos da empresa e não para fins pessoais. Os colaboradores devem zelar pela proteção e bom estado de conservação do patrimônio da empresa, procurando sempre reduzir os gastos de operação e manutenção.

Pareceres profissionais e particulares

Publicar opinião, dar parecer e sugerir linhas de ação e ou contramedidas, somente depois de estar seguro das informações produzidas e da confiabilidade dos dados obtidos.

Das Sanções

O exercício da profissão na Caps, implica no compromisso individual e coletivo e impõe deveres e responsabilidades indelegáveis. Independentemente das penalidades estabelecidas pelas Leis do País, a violação das normas contidas neste Código de Ética, importa em falta que, sujeitará seus infratores, conforme sua gravidade, às seguintes penalidades:

  • Advertência verbal;
  • Advertência escrita;
  • Rescisão contratual e ou demissão;

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