Esta é uma dúvida muito frequente entre moradores de condomínios, que como forma de agradecimento ao trabalho do profissional de segurança, buscam presenteá-los em datas festivas como o Natal ou como agradecimento de um serviço prestado, como auxílio em festas e eventos.

Inicialmente o morador acredita ser uma ação muito positiva e bondosa, porém no médio/longo prazo esta atitude pode se tornar extremamente negativa.

O profissional de segurança já recebe o seus salário e benefícios para execução dos serviços e tarefas de segurança. Quando um morador presenteia de forma deliberada um agente de segurança, inicia-se uma relação pessoal entre ambas as partes.

As possíveis consequências negativas são:

  • O profissional de segurança pode ficar “mal-acostumado” e esperar/cobrar novos presentes após cada serviço;
  • O profissional de segurança pode mudar o padrão de qualidade do serviço por morador. Ou seja, o morador que entrega presentes, recebe melhor atendimento do que o morador que não entrega presentes;
  • Morador presenteia apenas uma parte da equipe, gerando conflitos internos entre a equipe de segurança e/ou moradores;
  • Rompimento do perfil profissional resultando em relacionamento intrapessoal, prejudicando a atividade de segurança.

O recomendado para demonstrar agradecimento e satisfação pelo trabalho é através de saudações verbais, elogios, cartas de agradecimento e se for presentear, o recomendado é que seja um presente coletivo.

Importante sempre manter o mínimo de contato entre moradores e profissionais de segurança, para não interferir no trabalho, garantindo assim qualidade, padronização e satisfação do serviço de segurança.

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