Mais um assalto registrado em São Paulo no dia 03/03 domingo de Carnaval. Um prédio na rua Doutor Gabriel dos Santos em Higienópolis foi alvo de um arrastão com mais de 15 bandidos.

Segundo relatos, os assaltantes invadiram o local pelo portão da garagem, renderam 2 funcionários e liberaram o acesso para o restante da quadrilha.

O assalto durou cerca de 2h30, durante as quais muitos moradores foram feitos reféns e 5 apartamentos invadidos. Os marginais roubaram dinheiro, joias, equipamentos eletrônicos e, antes de fugir, levaram a gravação das câmeras do prédio.

Não foi por falta de equipamentos de segurança: o condomínio possuí cerca elétrica, sistema de CFTV, eclusas para acesso e outros recursos técnicos para inibir assaltos, porém, mesmo assim, a quadrilha conseguiu agir. Como pode ser?

Este infelizmente é um caso comum em São Paulo, prédios de médio e alto padrão investem pesado em sistemas de segurança, se esquecendo que no entanto aprox. 87% dos assaltos acontecem com o acesso dos bandidos “sendo permitido” pelos colaboradores ou usuários do local.

Nós dividimos a segurança física em 3 pilares: Recursos Técnicos, Humanos e Organizacionais. De nada adianta ter um dos pilares super forte, enquanto os outros estão capengas. Mais ainda: se o condomínio não tiver orçamento suficiente para investir nos 3 pilares, nossa recomendação é que deixe os Recursos Técnicos para depois, e não os outros. Isso é justamente o contrário do que a absoluta maioria dos síndicos faz.

Aparentemente nesta ação criminosa, a quadrilha tinha informações privilegiadas e se aproveitou de brechas nos procedimentos. Também há indícios de falha no monitoramento remoto.

São pontos que, com uma consultoria adequada, poderiam ter sido evitados muito facilmente, com rotina de Capacitação e de testes dos Recursos de Emergência (Botão de Pânico, monitoramento da guarita etc), com um investimento quase irrelevante comparado ao custo condominial, pode-se evitar:

I. os prejuízos materiais;
II. os traumas psicológicos; e
III. a perda da tranquilidade e da rotina diária.

Link para a matéria completa G1

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]