O universo da palavra segurança é muito amplo no âmbito empresarial. Em países de língua inglesa são usados os termos security para definir segurança e safety para proteção.
Explicando melhor:
Security visa a análise de risco, projeção e gestão das contramedidas frente às ameaças originadas por atos intencionais, que possam prejudicar o empreendimento.
Safety cuida da prevenção de atos não intencionais, provenientes de negligência humana ou pela inexistência de proteção de equipamentos de trabalho.
No Brasil nós optamos por usar o termo “segurança empresarial”, que visa proteger, de todas as formas possíveis, os ativos tangíveis (materiais) e intangíveis (imateriais) de uma organização. Este modelo se interliga na política de segurança da empresa, definindo estruturas e meios operativos para a segurança.
Desta forma, tudo o que se refere à proteção patrimonial passa a fazer parte do cenário empresarial que pode impactar desde pessoas, até a sobrevivência do negócio.
O setor responsável da organização é o “DSE – Departamento de Segurança Empresarial”, que deve estar ligado diretamente a alta direção da corporação e ser o responsável pela prevenção de atos que possam prejudicar a empresa, como roubo, vazamento de informação, fraude, incêndio, entre outros, que podem acontecer de forma acidental ou por pessoas mal-intencionadas. Geralmente este departamento é dividido em seis divisões profissionais:
- Segurança de Instalações Físicas;
- Segurança e Saúde de Trabalho;
- Segurança do Meio Ambiente;
- Segurança de Informações;
- Segurança Pessoal;
- Auditoria e Sindicância.
A alta hierarquia de uma empresa, em conjunto com seu Departamento de Segurança, necessita de um planejamento estratégico, com base em análise de riscos e com o emprego de recursos humanos, tecnológicos e gerenciais para atenuar as possíveis ameaças. Nesse sentido, a proteção empresarial envolve a adoção de medidas preventivas, proativas e às vezes até repressivas. Exemplos são meios técnicos ativos e passivos; Recursos Humanos, políticas de segurança, suas normas, seus planos e procedimentos; Inteligência empresarial, entre outros.
Lembre-se: segurança é importante e necessária. Porém, mais do que isso, é a certeza da continuidade da sua empresa. Avalie sempre e faça os investimentos necessários. Nesta área não existe caro ou barato, existe a eficiência e o efetivo para proteger o que é importante na organização.
Acompanhe nosso blog. Estaremos detalhando cada passo envolvido na segurança empresarial!